Um ipê que enfrentou a maior crise hídrica da história pode lhe ensinar mais sobre como lidar com crises do que muitos economistas e administradores.

 

Veja o que aprendemos com o ipê amarelo que fica em frente à Edhy Marketing.

Este ipê foi comprado no Ceasa. Franzino, coube na época dentro de um Gol, meio curvado.
Por não estar preparado para enfrentar a rua, seu crescimento foi em um vaso dentro do quintal da agência. Mas sem deixar de ter os elementos básicos para crescer: muito sol, terra adubada e água.
Neste ambiente seguro deu uns poucos buquês de flores. Lindos, mas raros. Ali não ia crescer mais do que seus 3 metros. Ia ser um grande bonsai.

Deste período podemos tirar uma breve lição: Toda empresa, em seu início, começa pequena para dar seus resultados antes de partir para grandes investimentos. Mas se não investir, pode acabar como um delicado bonsai. Belo, porém requer muitos cuidados para se manter vivo.

antiga
O ipê em sua primeira florada. Um único buquê de flores.

 

Então ele foi plantado na calçada para atingir seu pleno potencial.

E enfrentou a maior crise hídrica da história. Além das adversidades já previstas, como o vento que o arcou, a terra não tão boa quanto a do vaso, enfrentou a crise hídrica. Ficou uma temporada sem dar flores.

Mas fizemos as correções necessárias. Um apoio para lhe endireitar. Adubo. Um mínimo reforço de água, nas épocas de seca extrema. Foi aí que ele teve a melhor florada de sua vida.

Crescer é necessário: mas é preciso planejar, ter suporte e os investimentos necessários. E estar preparado para surpresas.

ipe_crise
Em meio a maior crise hídrica, a melhor florada.

IPÊS SÃO ÁRVORES QUE SABEM LIDAR COM CRISES.

 

ipe_crise2O ipê tem características únicas.

Ele floresce antes da primavera. Quanto mais seco e intenso for o inverno, mais rica é sua florada. Enquanto as outras plantas ainda estão se preparando, ele já está florido. Sua beleza resplandece em meio as arvores secas e sem flores.

Não tem concorrência com as abelhas polinizadoras e nem com os humanos, que os admiram e os plantam cada vez mais.

E quanto chega o tempo bom, aí ele já está cheio de frutos. Já está colhendo os bons resultados de ter florido no inverno.

 

 

As empresas que investem na crise são como um ipê.

  • Se destacam quando estão todos se retraindo. Conseguem melhores negociações com fornecedores e pagam menos porque a oferta é maior do que a demanda.
  • Não tem a concorrência dos seus pares, e atingem mais fácil e rapidamente seu público-alvo.
  • Colhem os frutos antes de todos.

Ficam as perguntas:

• Em que ciclo de vida sua empresa, produto, ou serviço estão? No vaso, acabou de ir para a calçada, ou já está há muito consolidada?
• Sua empresa quer ser um ipê e se destacar de todo mundo ANTES da crise passar? Ou vai esperar para ser como todas as outras árvores?

Pense nisso.

 

Você poderá dizer, ok, vou investir, mas e o consumidor, estará apto a comprar de mim durante a crise? Ninguém deixa de consumir, de investir, ou de tocar a vida por causa da crise. As abelhas continuam a fazer mel mesmo no inverno. O que sua empresa precisa é entender o seu público-alvo e saber como atingi-lo a cada época. E isso só especialistas no mercado podem dizer. Para isto, conte com a Edhy Marketing. Nestes nossos mais de 20 anos de experiência já vivenciamos diversos momentos da economia e estamos preparados para lhe dar uma assessoria sobre como – e onde – investir de forma otimizada na sua comunicação. Basta preencher o formulário abaixo que entramos em contato com você, ou então agende uma reunião.

Responda