Uma ação promocional de brindes bem feita pode ficar na história. Brindes ficam na memória, viram mania entre os consumidores e despertam atenção e interesse para a marca, além de agregar valor e significado.

 

Qual o segredo do sucesso?brindes-inesqueciveis-promocionais

Podemos listar alguns, presentes em vários dos exemplos abaixo:

1) Profundo conhecimento do público-alvo

2) Oferecer um brinde inovador

3) Oferecer um brinde que faça significado com a marca

4) Ser colecionável – assim as pessoas não compram uma única vez.

 

Vamos relembrar alguns casos inesquecíveis?

 

Garrafinhas da Coca-Cola
coleção de mini garrafas da coca cola anos 80

A Coca-Cola é de longe a empresa que mais investiu em ações promocionais com brindes indiscutivelmente bem sucedidas. Para não encher este post só de ações da marca, citamos os casos mais famosos. A garrafa da Coca-Cola é um ícone da marca, bem como as promoções em que ela aparece. Desde a primeira versão, com garrafinhas de vidro, as miniaturas foram revisitadas diversas vezes, inclusive na Copa, sendo que agora em 2015 eles uniram a famosa garrafinha com os também famosos “nomes na garrafa”.  Atinge um público geral, não se restringindo ao infantil e ao jovem. Aliás, a versão dos anos 80 NÃO era para crianças – só aqui na Edhy temos exemplos de quem bebeu o líquido da garrafinha e passou mal…

 

 

 

 

 

Ioiô da Coca-Cola

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Este exemplo, sempre fazendo sucesso em todas suas edições, é muito interessante pois alia um brinquedo antigo – atraente ao público mais velho, que acaba dando ao filho para ensiná-los a brincar, ao design moderno aplicado pela marca aos ioiôs. Sem tirar o mérito do próprio ioiô, afinal, ele foi um dos primeiros “videogames” portáteis, com infinitas possibilidades aos mais habilidosos e que pode ser levado a qualquer lugar!

 

 

 

 

Bichinhos da Parmalat

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Um ótimo exemplo de brinde aliado à propaganda e imagem de marca. O sucesso da propaganda refletiu o sucesso desta bem pensada ação promocional. Os mamíferos da Parmalat eram unanimidade e conhecidos por 100% dos brasileiros. Aliado ao sucesso da propaganda as pelúcias dos bichinhos foram um sucesso estrondoso, somando à imagem de marca, somando comunicação e fomentando as vendas dos produtos.

Houve até quem tenha visto os bichinhos sendo vendidos nos camelôs da Rua Augusta para os que não conseguiram trocar pelos selos dos produtos!

 

Tazos / Pega tazos da Elma Chips

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Usando personagens populares na época, colecionáveis como figurinhas e possível de serem disputados em jogos. Uma fórmula que deu longa vida aos Tazos dos salgadinhos Elma Chips, que tiveram dezenas de edições, dos tazos simples aos voadores, feitos de plástico ou de lata, até o pega Tazo (para que fossem literalmente disputados a tapa!).

 

Álbum do chocolate Nestlé Surpresa

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Um clássico. Os cartões eram do tamanho do chocolate e eram colecionáveis com temas educativos como animais da Amazônia, do Pantanal, Animais do Cerrado, Dinossauros, entre outros das diversas edições.

Aliando ao chocolate um valor educativo, que faz com que os pais optem por este produto, ao invés de outro, para dar às crianças.

 

 

 

 

 

 

 

 

Faqueiro da revista Caras

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Uma das primeiras promoções colecionáveis da Caras, em que era necessário comprar diversas edições para completar um faqueiro com design exclusivo, bem em linha com a proposta editorial da revista, de mostrar o dia-a-dia dos ricos e famosos. Foi um sucesso, e muitas outras promoções se seguiram à esta coleção, inclusive até de jornais populares, como Já, que dava relógios aos que juntavam os selos dos jornais. Na foto a coleção “Churrasco Surpresa”

 

 

 

 

 

 

Mc Lanche Feliz – Mario

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O Mc Lanche Feliz não é promoção, é venda casada de brinquedo em conjunto com o alimento (sendo inclusive alvo de inúmeras discussões). Não entrando no mérito de se isso é legal ou não – o Mc Lanche Feliz sempre vem com produtos e novidades que fazem até os mais grandinhos se renderem aos hamburgueres da marca.

Excedendo todas as expectativas, os brindes do “Super Mario” foram quase disputados a tapa por geeks, nerds e outros crescidos com as crianças, de forma que se esgotou muito antes da previsão. (tomara que relancem, pois nem todos aqui da Edhy conseguiram os seus!)

 

 

 

 

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Fica a pergunta: alguém lembra mais alguma promoção usando brindes para podermos analisar e incluir aqui?

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