Como manter o foco em um mundo com cada vez mais informações – e ainda assim manter a criatividade?

Foca no trabalho

 

Trabalhar em um ambiente descontraído pode dar a impressão de bagunça. Em uma agência de propaganda, as ideias precisam fluir livremente, mas não é por isso que não precisamos ter foco. Existe sim o ócio criativo, e também a procrastinação de tarefas – e como diferenciar um do outro? Veja o que aprendemos no nosso dia a dia da agência e que pode ser útil para profissionais de qualquer empresa.

 

1. Programe seu dia

Saber o que você tem para fazer, e em quanto tempo, evita grandes desvios durante o dia e acalma a mente, eliminando uma fonte de ansiedade. Nada melhor que dar um “check” em uma tarefa para nos motivar a começar a próxima! Na Edhy usamos uma intranet para distribuição dos trabalhos, mas uma planilha de Excel ou até mesmo a velha e boa agenda podem fazer a diferença no seu planejamento diário.

 

2. Disciplina é liberdade

Parece contraditório ou apenas letra de música? Quando você adota um procedimento com frequência, fica tudo no seu lugar certo, tanto as coisas, como as ideias. Então, na hora de soltar a criatividade, você consegue liberar sua mente de pequenas preocupações para pensar em algo maior. Um exemplo: você não perde tempo pegando mais um dado que faltou do briefing, se ele já estiver bem feito. É com esse intuito que temos um procedimento interno em que os jobs entram, são analisados, há uma frase criativa onde tudo vale, e depois uma fase de análise e testes das ideias geradas. E depois haverá uma seletiva destas ideias. Isso gera o próximo tópico:

 

3. Não tenha medo de errar

E para isso é preciso procedimento. Aqui na Edhy temos conferências e testes (que tal conhecer nosso método de trabalho)? Para que a criatividade flua, é preciso dar liberdade e depois verificar se o que foi feito está de acordo com a necessidade real.

 

4. Seja positivo

Até tarefas “chatas” tem seu lado positivo – por exemplo, lavar a louça, envolve mexer com água, que pode ser algo prazeroso. Fazer um catálogo pode ser encarado como um grande quebra-cabeças a ser enfrentado. Concentrar-se no que a tarefa tem de bom, a torna mais fácil, prazerosa, aumentando seu foco.

 

5. Uma atividade por vez

Apesar de ser multitarefa parecer positivo, causa distração e pode resultar em erro, ou maior demora para completar o prazo. Fazer uma atividade por vez ajuda a concentrar melhor. Cada job que entra na Edhy é dividido em “sub-jobs”, dentro de um planejamento. Resolver parte por parte, uma de cada vez, é menos estressante. E menos estresse = melhor foco.

 

6. Diga não

Assumir mais tarefas do que se pode fazer leva a dispersão. Por menor que possa parecer um pequeno ajuste, por exemplo, pode ser custoso tirar a pessoa do foco do trabalho que está fazendo no momento para ir a outro trabalho e depois voltar.

 

7. Elimine distrações

Adote um foco principal, determine o período em que trabalhará neste foco (bloqueie sua agenda para ela) e elimine o que pode desviar sua atenção, como notificações de e-mail, celular e até alguns sites. Se a atenção desviar desta tarefa, reconheça o fato e redirija sua atenção ao trabalho. Tem pessoas que preferem atuar em ciclos (30 minutos, 1 hora). Aí depois gastar uns 5 minutos com tarefas mais dispersas, tomar um café, por exemplo, e retomar o foco novamente com força total.

 

8. Descanse

Uma das causas da falta de foco é não ter descansado o suficiente. Algumas dicas úteis:
Almoçar bem e no horário no meio do dia é uma pausa benvinda e necessária.
Dormir a quantidade de horas correta para seu descanso.

 

9. Música pode ajudar

É fato – ela nos ajuda a trabalhar mais focados. Ela funciona como um ponto para onde sua mente pode viajar por alguns segundos – e depois voltar. Bem mais rápido do que aquela olhadinha no Whatsapp. Quando precisar focar para valer, vale colocar os fones de ouvido. Mas somos contra a trabalhar o dia todo sem se comunicar com os outros. Por isso aqui na Edhy, na criação, elegemos um computador para ser a caixa de som geral e cada um dá sugestões de música para o ambiente. Desta forma todos se conhecem melhor e de quebra acabam descobrindo novas músicas.

 

10. Permita-se divagar um pouco

Depois desse monte de dicas de concentração, a exceção da regra! Surgiu uma boa ideia, uma divagação, um assunto que mereça ser comentado com os colegas? Pare um pouco, permita-se aproveitar esse insight. Com todas as dicas anteriores, você terá um dia organizado para permitir-se fluir e trocar ideias para nutrir a criatividade e deixar a mente aberta para novas influências. Isso não diminui, pelo contrário, aumenta a produtividade.

E depois disso, volte a focar no trabalho.

A criatividade é um equilíbrio dinâmico entre foco e dispersão que gera uma torrente de ideias. É como andar – é preciso um pequeno desequilíbrio para dar o primeiro passo, é preciso tirar os pés do chão para depois colocar de novo, e assim, ir adiante!

 

Veja também> 10 dicas incrivelmente simples para aumentar sua produtividade

 

Gostou desta matéria? Assine nosso newsletter!

* Campo obrigatório




Responda