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Crédito da foto: reprodução

O verdadeiro fenômeno da Copa não foi um jogador, nem um time, mas este comercial da Activia com a Shakira. “La la la (Brazil 2014)”, lançado para a Copa do Mundo no Brasil, foi a propaganda mais compartilhada de todos os tempos, com 5.375.756 de compartilhamentos somados Facebook, Twitter e blogs. O vídeo tem também a participação de Carlinhos Brown e diversos jogadores que disputaram o mundial.

O comercial anterior com maior sucesso foi da Volkswagen “The force”, que tinha sido veiculado no SuperBowl – o horário comercial com maior audiência e mais caro do mundo.

A propaganda da Activia demorou somente dois meses para ultrapassar o que a antiga campeã conseguiu com três anos de existência! Sendo que sua força não foi a veiculação comercial.

 

Qual foi a fórmula do sucesso?

 

1. O chamado “trackvertising”, que é quando um artista lança uma música que é ao mesmo tempo uma propaganda.

2. O sucesso da cantora escolhida – Shakira foi a primeira pessoa a conseguir 100 milhões de likes no Facebook!

3. O fato da propaganda estar chamando a atenção para uma causa maior, além de divulgar a marca: ela visa arrecadar fundos para o World Food Programme. Saiba mais neste link sobre como fazer o bem ajuda a vender.

4. A ocasião do lançamento – a Copa do Mundo – o evento sobre o qual mais se comentou na internet em todos os tempos

5. O envolvimento de diversos jogadores famosos no vídeo.

6. A viralização da campanha em outras mídias. Por ser um vídeo musical, passou em canais de videoclipes como MTV, foi fundo para programas sobre a Copa do mundo, tocou em rádios, tudo de forma gratuita.

7. Por fim, tornou-se o tema musical não-oficial da Copa. Tanto que o show de encerramento não foi com o trio original (J.Lo, Pittbul e Cláudia Leite) e sim com Shakira e Carlinhos Brown.

 

Esta tendência é o antigo “jingle” elevado a sua máxima potência através do poder do videoclipe, turbinado pelas redes sociais. O “trackvertising” requer investimento, associação com músicos de peso e divulgação também no mercado fonográfico. Conforme comprovado com esta campanha da Activia, pode ser um estrondoso sucesso.

 

Reveja aqui o comercial:

 

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