Para onde o consumidor está olhando quando olha para sua propaganda? O que chama mais a atenção e o que vai ficar gravado em sua mente?

Todo publicitário, como nós aqui da Edhy, estuda intensamente semiótica, diagramação, composição, etc., para obter algo bonito, harmônico e que chame a atenção para o que precisa.

Agora, temos a nossa disposição uma ajudinha científica: os heatmaps. Feitos por equipamentos que monitoram o movimento dos olhos e para onde a pessoa está olhando, os heat maps confirmam algumas da regrinhas que nós já sabíamos e revelam também algumas surpresas.

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Bebês chamam a atenção na propaganda

Essa é uma regrinha básica, bebês/crianças, animais e sexo chamam a atenção. Rostos e pessoas no geral prendem o olhar. Mas é importante frisar a correta manipulação destes itens!

Veja os próximos itens.

 

 

 

 

 

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Nós olhamos para onde eles olham!

Em uma diagramação de folder, anúncio, ou qualquer material, nunca colocamos ninguém olhando para fora do anúncio – os rostos são sempre virados para dentro.

Veja o mesmo anúncio de cima, com o bebê olhando para o título. A atenção foi muito maior no conteúdo e com certeza tornou a mensagem mais efetiva.

 

 

 

 

O mesmo vale para o anúncio abaixo. Veja a diferença. Até a marca, que está mais abaixo do foco, sai ganhando!

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Tênis? Que tênis?

Agora veja o diferente efeito de uma propaganda que usa o apelo sensual, para homens e para mulheres.

notice-how-the-men-are-not-looking-at-the-shoes-at-allPor incrível que pareça, tanto homens quanto mulheres olham mais para o rosto. Mas os homens não conseguem quase ver os sapatos, enquanto as mulheres olham mais para eles do que para o corpo da mulher. Ou seja, o apelo sensual pode até funcionar para homens. Mas pode simplesmente fazer com que ignorem seu produto se ele não estiver tão explícito quanto a nudez.

 

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 É Friboi?

As pessoas olham primeiro para a carne e seu estado geral, e depois para a etiqueta para conferir os dados principais – peso, preço…

O adesivo adicional demora bastante para ser reparado.

Onde é o melhor lugar para colocar a marca? Direto na etiqueta. O adesivo deve ser usado apenas para informações de apoio.

 

 

 

 

Texto no outdoor importa, e muito.

Mesmo tendo um grande rosto neste outdoor, o foco é o texto. As pessoas estão acostumadas a lerem informações nas ruas (placas de trânsito, letreiros de lojas). Mas cuidado, o texto tem que ser direto e curto pois o tempo para leitura é escasso.

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15-price-products-on-shelves6 A importância das faixas de gôndola, Woblers e afins.

Ao procurar um produto nas gôndolas, os consumidores estão atrás de preços e rapidamente passam os olhos pelas embalagens. É aí que entra os materiais de ponto de venda para ajudar na decisão de compra, passando uma informação adicional além do preço.

 

 

 

 

888Fotos chamam mais a atenção nas redes sociais.

Veja este mapa do facebook. As fotos, até mesmo nos anúncios da lateral direita, atraem os olhares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esse é um assunto bastante extenso, e apaixonante. Nada como ver a comprovação científica do que o marketing e a comunicação já vinham experimentando e testando há anos. Estávamos certos na maioria dos casos, mas com a ferramenta heat map é possível um ajuste fino destas percepções, estudos de embalagens, colocação de produtos no ponto de venda, otimização de sites, entre outros. Seu custo está se tornando cada vez mais acessível, e o céu deve ser o limite para sua utilização!

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Aqui nesta matéria da Business Insider tem mais heat maps. Acesse e divirta-se!

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