Qual marca vai sair campeã da Copa?

A primeira rodada acabou de terminar e temos uma mudança em relação às semanas que antecederam à Copa em relação aos compartilhamentos de vídeos na web. Isso se deve por conta do início mais forte das ações das marcas durante a Copa e transmissões. Tem uma franca candidata a vencedora consolidando sua posição e azarão subindo na disputa!

Veja o ranking dos últimos 7 dias, segundo o site de monitoramento Unruly.

 

1° lugar – Nike

A Nike ultrapassou a si mesma – ela tinha um vídeo campeão recheado de craques do mundial, que agora está em 6° lugar, e lançou outra campanha, cujo teaser é veiculado na TV pedindo ao público acessar o vídeo na web. Sucesso total.

A história em animação também é cheia de craques. Seu roteiro e enredo envolvente que fez com que obtivesse mais de 646 mil compartilhamentos e 47 milhões de visualizações totais!

 

2° lugar – Adidas

Este vídeo, também recheado de craques, teve 104 mil compartilhamentos e mais de 16 milhões de visualizações totais. A Adidas apesar de patrocinar a Copa, está perdendo em estratégia para a Nike, que não a patrocina mas está com ações muito fortes e criativas envolvendo o mundial.

 

3° lugar – Cup Noodles

Um azarão que nem estava na lista anterior. A Copa tem apelo do lado de lá do planeta sim. Este vídeo teve 104 mil compartilhamentos e 6,45 milhões de visualizações totais.

 

4° lugar – Beats by Dre

Com estrelas como Neymar, a propaganda de fone de ouvido teve 94 mil compartilhamentos e 15 milhões de visualizações totais.

 

5° lugar – Samsung Galaxy 11

Ainda em destaque, mas já caindo em compartilhamento em relação à lista anterior. 86 mil compartilhamentos e mais de 10 milhões de visualizações totais.

 

 

Resumo da história: Patrocínio por si só não faz milagres. É a mesma coisa que patrocinar um time brasileiro sem aproveitar a mídia que isto gera – pesquisas provam que a grande maioria dos torcedores não se lembram das marcas a que são expostos durante o jogo se não houver reforço das ações antes, durante e depois.

A TV é um ótimo suporte para a web. A Nike usou isto direitinho ampliando seu poder de ação para além do horário comercial pago. Maximizando ainda mais sua nada pequena verba!

Craques nos comerciais fazem sim a diferença. Todos os comerciais mais compartilhados são sim, estrelados! Mas é claro que a criatividade da forma como eles aparecem nas propagandas é que vai diferenciar o envolvimento do público-alvo. Afinal, não cabe nos dedos de uma mão a quantidade de marcas usando o Neymar como garoto propaganda. Só se sobressai os criativos.

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Obs: Porque monitoramos compartilhamentos, e não visualizações? Porque assim medimos o engajamento com a marca e seu potencial de crescimento. Usamos a quantidade de visualizações como uma medida secundária.

 

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