25-anos-internetHá 25 anos, completados no dia 12/03/14, foi entregue por Tim Berners-Lee para a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) o documento que continha o esboço da internet (o protocolo http) que deu origem à internet comercial como a conhecemos.

Hoje, a World Wide Web (www), cobre 34,3% da população mundial e está ainda em franca expansão. Não há como negar que a internet está se tornando cada vez mais parte essencial de nossas vidas e negócios.

Para comemorar estes 25 anos, a Edhy está fazendo 25 previsões de tendências para o futuro da internet com foco especial nos negócios e comportamento:

1. A internet será tão essencial que fará parte da vida das pessoas, e muitas vezes elas nem irão mais perceber que estão conectadas;
2. A internet ainda aumentará seu público – apesar de parecer que o mundo todo está conectado, na verdade é apenas um terço da população mundial;
3. O fim da ingenuidade. Ninguém pode dizer que não sabe alguma coisa – basta pesquisar na internet e é possível saber como está a guerra civil na Síria ou saber como fazer um bolo;
4. A internet das coisas veio para ficar. E vai se ampliar cada vez mais. (Google Glass, geladeiras interligadas, entre outras coisas que ainda serão implantadas);
5. O e-commerce vai crescer ainda mais. 25% (olha a coincidência de números!) de brasileiros já fizeram compras via web;
6. Sites de e-commerce irão surgir e desaparecer da noite para o dia. Com a movimentação do e-commerce diversas pessoas se arriscarão a empreender na web e com a falta de planejamento irão quebrar;
7. O big data fornecerá dados importantes sobre tendências e comportamentos e será cada vez mais usado por empresas em busca de dados sobre seu público consumidor ou para iniciar novos negócios.
8. A internet mobile mudará a telefonia como existe atualmente;
9. A internet intensificará fenômenos sociais e ajudará as pessoas a se unirem em prol de um objetivo comum (como a primavera árabe, os protestos no Brasil ou até mesmo os “rolezinhos”);
10. A educação via internet abrirá novas oportunidades;
11. Os Governos tentarão conter os avanços que a internet trará, muitas vezes de forma descontrolada, como por exemplo a possibilidade de se importar direto da China com facilidade, ou até mesmo normas culturais e de segurança;
12. Ampliação da inteligência artificial, da qual a “Siri”, do iPhone, é um exemplo icônico;
13. A espionagem digital irá aumentar entre empresas e entre governos;
14. Por consequência, a privacidade será cada vez menor. Será possível localizar virtualmente qualquer pessoa ou pelo menos seus rastros deixados na net;
15. Surgirá um movimento de usuários para resgatar sua privacidade perdida em reação a essa superexposição;
16. O mercado de segurança de dados só irá crescer;
17. As barreiras entre estados e nações serão redefinidas diferente das formas como as conhecemos, uma vez que estão todos conectados. Nunca foi tão fácil manter contato com alguém distante ou até mesmo fazer negócios no exterior;
18. Continuará existindo o lado sujo da internet, como a pornografia, golpes do vigário, intimidação, roubos de dados. Já que a natureza humana não irá mudar;
19. A realidade aumentada e os dispositivos portáteis serão implantados para acompanhar e dar feedback rápido, especialmente no que diz respeito à saúde pessoal;
20. Cada vez mais novas formas de troca, virtuais ou reais, serão criadas – permuta de serviços, bitcoin, dotz, milhas, likes, etc. E sua empresa precisará estar atenta às novas formas de negócios que isto poderá permitir;
21. Criar um site de sucesso comercial terá cada vez menos a ver com programação, e mais com conteúdo e utilidade;
22. Por outro lado os programadores que cada vez mais focarem na análise e interpretação de dados ganharão cada vez mais espaço – é preciso saber o que fazer com a montanha de dados que já está sendo gerada e que crescerá ainda mais;
23. As empresas que não conseguirem acompanhar as mudanças da web de forma rápida rapidamente perderão diferencial competitivo;
24. A TV tradicional perderá audiência para a TV sob demanda – em que o usuário escolhe o que e quando irá assistir. E a propaganda e os intervalos comerciais terão que se adaptar a isso;
25. Com a quantidade de dados obtidas via internet será mais fácil prever o futuro, tendências e o comportamento dos mercados. Assim como estamos fazendo com estas 25 previsões!

Conclusão: A única certeza é que tudo está em constante evolução e movimento. E estar atento para estas mudanças é essencial.

Deseja aproveitar as tendências que a internet proporciona para sua empresa, ou começar um negócio digital? Conte com a consultoria da Edhy Marketing. Atendemos empresas dos mais variados segmentos e tamanhos oferecendo soluções sob medida em comunicação, impressas ou digitais, promoções e eventos. Conheça nosso portfólio.

Responda