Ou Como convencer seu chefe – ou sóciosa investir em mídias sociais

Você acredita em mídias sociais mas não encontra suporte dentro de sua empresa para fazer este investimento, especialmente se é uma empresa B2B. Nada melhor do que fatos e números para combater argumentos baseados em verdades internas.

Aqui listamos as principais barreiras que você pode encontrar (ou já tem ouvido) quando o assunto é Social Media, e detonamos, um por um, com sólidos fatos e experiências.


1) Nossos prospects não estão nas mídias sociais

Principal argumento ouvido em empresas B2B. Mas é preciso lembrar que existem várias redes sociais, cujo público varia bastante.

como-convencer-seu-cliente-a-investir-midias-sociaisComo detonar este argumento:

Experimente buscar sobre o assunto de sua empresa nas diversas redes sociais: facebook, twitter, linkedin, google +, google places, pinterest. Nos Estados Unidos o linkedin é mais usado pelas empresas B2B. No Brasil muitas empresas também a usam e existem muitos grupos de discussão, que inclusive envolvem as pessoas decisoras que estão dentro das empresas-alvo que sua empresa precisa mirar. Mas no Brasil o campeão mesmo ainda é o facebook na quantidade de pessoas e assuntos de interesse.

Experimente também buscar sobre as top 10 empresas que sua empresa objetiva alcançar, e encontre suas páginas e perfis e a forma como interagem com seus clientes dentro destas redes.

Se seus prospects, ou os clientes deles, estão nas redes sociais, é preciso estabelecer sua própria presença nelas.

 

2) Nenhum dos nossos concorrentes está nas mídias sociais

Mesmo se seus concorrentes não estiverem nas redes (mas muito provavelmente estão) ser o primeiro na cena é uma oportunidade de se destacar.

como-convencer-seu-cliente-a-investir-midias-sociaisComo detonar este argumento:

Se sua marca for a primeira, não a será por muito tempo. Marketing em mídias sociais está crescendo, como estes números comprovam:

23% dos profissionais de marketing investiram em blogs e mídias sociais em 2013 contra 9% em 2012.

Um crescimento de 14%!

71% dos brasileiros checa o facebook no seu celular pelo menos uma vez por dia.

E a venda de smartphones cresceu 110% no ano passado.

 

3) Mídia Social é só uma moda

No início era o ICQ, depois o chat, depois o messenger, depois o orkut, depois o facebook… Desde que a internet se popularizou, sempre houve uma forma das pessoas se comunicarem umas com as outras. A verdade é que a mídia social é a nova praça, onde as pessoas se encontram para se relacionar. Redes sociais são mais antigas do que a gente pensa, já que a  necessidade de se relacionar é inerente à condição humana.

como-convencer-seu-cliente-a-investir-midias-sociaisComo detonar este argumento:

A mídia social como conhecemos hoje, via internet, remonta a 2004, época que surgiu o Orkut. Já fazem 10 anos! Moda duradoura esta, não? O que pode mudar é a forma, e uma ou outra rede pode ser um modismo. O importante é ter uma presença digital forte, e acompanhar tendências. A necessidade nunca irá sumir. A rede pode até trocar, mas isso não é um problema para empresas que captam contatos via e-mail e com isso conseguem migrar para a rede que mais tiver o perfil de seus clientes e prospects. É possível fazer diversas estratégias para capturar os emails de seus contatos e engajá-los além da rede social.

Mais um número:

79% dos internautas brasileiros (algo em torno de 78 milhões de pessoas) estão nas redes sociais.

Eles não vão sumir de uma hora para outra, vão?

Veja também mais este dado impressionante.

Ranking de população mundial:

  1.  China
  2.  Índia
  3.  Facebook
  4.  EUA
  5.  MySpace
  6.  Indonésia
  7.  Brasil
  8.  Twitter

 

4) Nós não vamos conseguir captar nenhum contato através das redes sociais

Como provar que as redes sociais não são só para compartilhar fotos de animais, bebês e vídeos?

como-convencer-seu-cliente-a-investir-midias-sociaisComo detonar este argumento:

É possível transformar mídia social num dos maiores geradores de visitas ao seu site, com custo por clique menor do que anúncios no Google Adwords, por exemplo, tanto para empresas B2B ou B2C. Confira este gráfico:

midias-sociais-leads

 Mas para obter este resultado é preciso fazer certo. Ter um objetivo e um planejamento por trás de cada post e interação gerado via rede social.

 

Conclusão:

Em tudo na vida e nos negócios, fatos são a única forma de convencer alguém, inclusive sobre o assunto mídias sociais, em especial se você não é familiar ao assunto ou novidade proposta. Isso é natural e saudável na tomada de decisões. Se você quer conhecer mais sobre mídias sociais, que tal acompanhar a Edhy? Nas nossas redes sociais, o espeto não é de pau, ou seja, trabalhamos para nós da forma que acredhytamos (e comprovamos com números) ser o ideal para nossos clientes, e podemos oferecer a você grandes insights sobre como gerenciar redes sociais para sua empresa.

E se precisar de planejamento estratégico em mídias sociais, conte com a gente.

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Adaptado (e abrasileirado) deste artigo do Hubspot.
Fontes dos dados: emarketer, hubspot

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