Como escolher uma agência de propagandaComo escolher uma agência de publicidade

Parte 1 de 3

 

Nós sabemos que contratar uma agência de publicidade não é uma missão fácil. É um relacionamento que vai durar bastante tempo, e diz respeito à imagem da empresa perante o mercado. No dia a dia, vai envolver parceria e muita sintonia entre os dois lados da mesa.

Baseado nas boas práticas do setor e na nossa própria experiência, vamos elaborar um guia em três partes:

  1. Preparação
  2. Processo
  3. Avaliação

Preparação para o processo de concorrência de agência de propaganda.

1. Os principais executivos da empresa concordam com a decisão de contratar uma agência de propaganda?

2. Todos os participantes do processo de seleção da agência estão claramente identificados?

3. Qual tipo de concorrência levará à melhor seleção?
Teste: Processo tradicional no qual um job é passado para testar a criatividade da empresa.
Pesquisa: Processo no qual a empresa é pesquisada pelos seus trabalhos, clientes, entrevista pessoal e visita à empresa.

4. Envolva os departamentos jurídico e de compras desde o início para uma maior sinergia.

5. Considere fazer um acordo mútuo de confidencialidade entre a empresa e as agências participantes, tanto sobre os dados fornecidos pela empresa tanto sobre os layouts apresentados na concorrência.

6. A equipe a ser envolvida conhece suficientemente o mercado de publicidade e propaganda?

7. Obtenha consenso de todos os envolvidos no processo quanto aos requisitos que a nova agência terá de preencher.

8. Obtenha um acordo sobre a verba com todos os setores envolvidos no processo e passe-a como meta às agências participantes para que possam propor soluções realistas.

9. Não poupe tempo e trabalho em redigir um briefing sobre a posição atual e as necessidades futuras da empresa quanto ao marketing e negócios. Estas informações permitirão propostas mais realistas e mais fáceis de avaliar. Acesse aqui para obter modelos de briefing.

10. Se for optar pela modalidade teste, se possível, remunere o trabalho das agências com um valor mínimo, pois estas estarão investindo tempo e dinheiro em oferecer opções criativas.

Nos próximos tópicos entraremos em mais detalhes para que sua empresa tenha em mãos as ferramentas para fazer uma escolha consciente.

E, aproveitando que você está lendo este artigo, que tal chamar a Edhy Marketing para participar de seu processo? Podemos ser uma ótima escolha para sua empresa.

Contate-nos 😉

 

Fonte: Abap

Responda