A invasão dos smartphones e tablets está transformando o mundo corporativo, dinamizando a maneira de se fazer negócios e adicionando novas habilidades à experiência dos profissionais.

Por causa disso, existem aplicativos para todos os fins, pensados para transformar estes gadgets em  ferramentas de trabalho e de produtividade. Já é possível montar apresentações em aplicativos sem saber nada de programação, por exemplo.

Mas os apps corporativos não estão limitados às corporações. Profissionais independentes também são empresa, por isso também podem, e devem, tirar proveito da tecnologia para propagar o seu trabalho e fechar negócios.

Confira 10 apps que ajudam bastante na hora de fazer um bom trabalho

adobe-ideasADOBE Ideas – bastante útil para quem trabalha com design e em agência de publicidade e usa programas como o Photoshop ou o Illustrator. Os dedos e a tela substituem o lápis e o papel. Excelente para exercitar a criatividade, criar esboços ou simplesmente anotar ideias para novos projetos. É possível trabalhar em até dez camadas diferentes, definir a opacidade de cada uma delas e incluir imagens.

Quanto custa: gratuito
Compatível com: sistemas iOS
Onde encontrar: www.apple.com/itunes

cloudonCloudOn – este app serve como versão portátil do Office para tablets e smartphones ao permitir visualizar, editar e compartilhar arquivos do Word, Excel e PowerPoint sem grandes problemas de compatibilidade. Compartilha trabalhos em serviços de hospedagem na nuvem, como Dropbox, SkyDrive e Google Drive. Necessita conexão à internet.

Quanto custa: gratuito
Compatível com: sistemas iOS e Android
Onde encontrar: www.apple.com/itunes e https://market.android.com

dropbox

Dropbox – espécie de HD virtual, que você leva a todo lugar. Compatível com computadores, smartphones e tablets. Tem uma versão gratuita para quem usa até 2Gb.

Quanto custa: US$ 10 (para armazenar até 50Gb) e US$ 20 (até 100Gb)
Compatível com: sistemas iOS e Android
Onde encontrar: www.apple.com/itunes e https://market.android.com

 

evernoteEvernote – este aplicativo tem a função de coletar, organizar e anotar essas informações anotadas no seu computador, celular, ou até mesmo através do website, e sincronizar tudo isso com um banco de dados virtual. Possui também a versão Business que permite o compartilhamento de documentos entre diferentes usuários e também a busca em arquivos em PDF e imagens.

Quanto custa: O download do Evernote é gratuito, mas o serviço Business custa 20 reais mensais por usuário
Compatível com: sistemas iOS e Android
Onde encontrar: www.apple.com/itunes e https://market.android.com

expendifyExpensify – atua como um gerenciador de gastos, sobretudo para empresas que têm filiais, vendedores que passam muito tempo na rua e representantes comerciais. O app possibilita aos funcionários escanear notas fiscais, recibos e outros comprovantes de despesas com a câmera do aparelho. O empreendedor pode aprovar gastos e reembolsos na tela do celular. Também gera relatórios em PDF e exporta dados para sistemas de gestão, como Excel, Evernote, SAP, Salesforce e Microsof Dynamics.

Quanto custa: gratuito
Compatível com: sistemas iOS, Windows Phone e Android
Onde encontrar: www.apple.com/itunes e https://market.android.com

Google-DriveGoogle Drive – para guardar documentos na nuvem e abrir em qualquer lugar. Para arquivos muito pesados ou mesmo para o compartilhamento de itens entre os membros da equipe. Altamente recomendado para o Android.

Quanto custa: gratuito
Compatível com: sistemas iOS e Android
Onde encontrar: www.apple.com/itunes e https://market.android.com


gotomeetingGoToMeeting
– promove videoconferências com até 25 usuários simultâneos. É possível apresentar documentos — mantendo os participantes concentrados naquilo que você realmente deseja que eles vejam — e compartilhar o controle do teclado e do mouse para desenhar, destacar e apontar itens em grupo diretamente na tela.

Quanto custa: gratuito
Compatível com: sistemas iOS e Android
Onde encontrar: www.apple.com/itunes e https://market.android.com


scanbizcardsScanBizCards –
Com a câmera do celular, o ScanBizCards digitaliza os cartões e permite acrescentar anotações. Transfere automaticamente os dados para outras agendas eletrônicas e a do próprio celular. Sincroniza os contatos com serviços como Outlook, Gmail, LinkedIn e Evernote.

Quanto custa: 1,99 dólar
Compatível com: sistemas iOS, Windows Phone e Android
Onde encontrar: www.apple.com/itunes e https://market.android.com


schedule-plannerSchedule Planner
 – para planejar projetos e manter-se em dia com os seus compromissos e datas de entrega de material. Se você tem problemas em cumprir metas, o diagrama de Planejado x Feito pode mostrar todos os seus dias de acordo com o que você se propôs a fazer e o que, de fato, foi feito.

Quanto custa: gratuito
Compatível com: sistemas iOS e Android
Onde encontrar: www.apple.com/itunes e https://market.android.com


trelloTrello –
transforma a tela do smartphone num mural, no qual é possível organizar tarefas em cartões virtuais. Permite que a equipe saiba quem é a pessoa responsável pelo que e os próximos passos. Toda atualização feita no app é automaticamente sincronizada com outros dispositivos.

Quanto custa: gratuito
Compatível com: sistemas iOS e Android
Onde encontrar: www.apple.com/itunes e https://market.android.com

 

Para tirar ainda mais proveito de toda esta tecnologia, é sempre bom possuir um bom plano de internet para os dispositivos, já que não é sempre que se pode contar com a rede wi-fi de onde se está. Afinal, estar sempre prevenido contra imprevistos durante reuniões, eventos, etc, é a melhor forma de fazer marketing pessoal e causar uma boa impressão no cliente, que pode até fazer propaganda do profissional para a sua rede de contatos.

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