Enquanto algumas marcas premiam a fidelidade dos clientes, outras estão manobrando para que a clientela fiel de seus concorrentes caia em tentação, premiando-a pela infidelidade.

Nos Estados Unidos, 6 cafeterias se uniram numa estratégia de marketing conjunta e lançaram mão, recentemente, do Cartão Deslealdade, numa tentativa de deslocar os clientes do Starbucks para as lojas do grupo. Na visita à primeira loja o cliente ganha o cartão e, depois de visitadas as 6 lojas participantes, o consumidor infiel ganha uma bebida grátis.

Cartao_Deslealdade

Uma outra estratégia explorando este mesmo sentimento fidelidade x infidelidade foi usada recentemente pelo Burger King da Noruega com uma campanha no Facebook. A rede testou a lealdade dos 38 mil usuários que curtiram a fanpage, oferecendo 1 Big Mac grátis. Quem aceitou o brinde, não foi autorizado a curtir a nova fanpage lançada – exclusiva para quem é fiel ao Whopper. Além disso, recebeu em casa um cupom valendo 1 Big Mac e uma carta de despedida do Burger King.

BurgerKingxBigMac

Com esta ação, o BK perdeu 30 mil ‘fãs’, mas os mais de 8 mil verdadeiramente fieis são mais engajados e interagem de uma maneira mais positiva com a página no Facebook, segundo o próprio BK.

Quanto mais uma marca trabalha a força da sua imagem, maior é o retorno positivo de seus clientes. Por isso, ações de marketing bem estruturadas são essenciais. Para fidelizar o cliente da sua marca, fale com a gente.

Fonte: DesignTaxi, Creativity

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