Audiência masculina de novelasNoveleiros de plantão, vocês não estão sozinhos. De acordo com o Ibope, novela é o gênero mais visto por homens na televisão aberta em todo o país. O futebol aparece em segundo lugar. Ao que parece, final de novela é mais importante que final de campeonato.

As novelas batem todas as atrações em audiência. Elas são os programas mais vistos por todos os segmentos de sexo e faixas etárias. Entre as crianças – pasme! – têm mais do que o dobro da audiência dos programas infantis. O que comprova que a novela acaba sendo o horário e motivo que reúne toda a família em torno da televisão.

A audiência das telenovelas entre mulheres, no entanto, é quase o dobro do que entre homens. Isto explica, em parte, boa parte de homens noveleiros, que devem engrossar essa estatística porque assistem junto com suas companheiras. Além do mais, existe muito mais novela na programação da TV aberta do que futebol. Da mesma forma, tem bastante mulher que vê futebol, sendo o 4° item mais assistido por elas.

É claro que tem homens declaradamente noveleiros e os noveleiros enrustidos. E mulheres torcedoras roxas de futebol.

Mas qual é a porcentagem dos que realmente gostam e dos que estão acompanhando o parceiro? Para confirmar este fenômeno da audiência compartilhada, seria necessário fazer uma pesquisa sobre o tipo de programa que as pessoas preferem assistir e cruzar com os que elas efetivamente mais assistem.

Fica aí um pensamento: muitas pessoas acabam navegando na internet ao mesmo tempo que assistem TV. Boa parte devem ser as pessoas que não estão 100% interessadas no que estão assistindo, mas querem a companhia de quem está vendo o programa. Caberia uma pesquisa qualitativa para, quem sabe, inserir breaks comerciais no meio da novela, por exemplo, direcionando uma porcentagem dos marmanjos e crianças noveleiras (só os que não estão realmente interessados na novela, bem entendido!) para um game interativo ou outra coisa para se fazer no smartphone, tablet ou notebook, enquanto o outro membro da família que está interessado na TV assiste. O mesmo valeria para o futebol e demais programas de “audiência compartilhada”!

É sempre bom estar de olho e atento às preferências em programação televisiva de cada público-alvo para direcionar a comunicação com precisão – assim o retorno é certeiro. Atinja o público-alvo da sua marca com a visão e mira afiadas da Edhy. Fale conosco.

audiencia programas tv 2013

Fonte: Notícias da TV

Responda