Nova tendência de comportamentoO Facebook é a rede social mais popular do mundo, mas seu serviço de troca de mensagens, não. No Brasil, o WhatsApp já é usado por 72% dos brasileiros que possuem smartphone, enquanto o Facebook messenger garante 49% deste mercado e o Skype 30%.

Um fato que esta pesquisa, feita pela On Device Research (que ouviu 3.759 usuários de smartphone nos EUA, China, Brasil, África do Sul e Indonésia) também aponta é a queda do SMS como ferramenta de comunicação diária, já que o gasto com os aplicativos ou é zero, se feito através do wi-fi, ou se dilui na conta do plano de internet.

Outro fato importante é a fuga dos usuários mais jovens do Facebook para os serviços de mensagens, onde conseguem manter chats com grupos de amigos longe dos pais, que estão maciçamente presentes no Facebook. Leia esta matéria para saber mais.

Isto reflete uma nova tendência comportamental: depois da exposição total nas redes sociais, é novamente fechar o grupo de conversa, mantendo o assunto restrito a quem realmente importa, e não inconvenientemente aberta ao público geral.

Abaixo, o gráfico dos dados completos da pesquisa On Device Research

ondeviceresearchwhatsappfacebook

Fonte: Meio e Mensagem

Responda