google-retrospectiva-2013Já foi revelada a Zeitgeist 2013, tradicional lista do Google com os termos mais pesquisados no mundo inteiro durante todo o ano. Zeitgeist é um termo em alemão que pode ser traduzido como “o espírito de uma época”.

O relatório Zeitgeist disponibiliza diversos rankings em diversas categorias e divididos por países. O Top 10 Brasil mostra bem o que mais interessou a população brasileira em geral neste ano.

Top Brasil 2013

  1. BBB 13
  2. Telexfree
  3. Salve Jorge
  4. Enem 2013
  5. MC Daleste
  6. A Fazenda
  7. Pronatec
  8. Amor à Vida
  9. PEC 37
  10. BBom

 

Em suma, o que esta lista aponta é que atrações televisivas ainda são de grande interesse do brasileiro, ou seja, a revista de fofoca foi substituída pelo Google. Isto sugere fortemente que a estratégia da TV para reverter a queda de audiência pode estar na internet.

Formas fáceis de ganhar dinheiro, depois categorizadas como pirâmide, como o Telexfree e o BBom também estiveram em alta em 2013 e causaram polêmica.

Temas do cotidiano que interferem diretamente no futuro dos brasileiros também foram muito buscados, como ENEM e o PRONATEC, o que sugere que a busca por educação é uma tendência da população. E a PEC 37 figurar entre os resultados é um dos reflexos dos protestos de julho.

 

 

Compare com o Top 10 Mundial 2013

  1. Nelson Mandela
  2. Paul Walker
  3. iPhone 5s
  4. Cory Monteith
  5. Harlem Shake
  6. Boston Marathon
  7. Royal Baby
  8. Samsung Galaxy S4
  9. PlayStation 4
  10. North Korea

 

Certo é que cada região do mundo tem seu próprio top trend de buscas. Mas o Top 10 Mundial revela que a população em geral é bastante atraída por fatos que envolvam gente, ainda mais se for gente famosa. Violência real ou da ficção também, além de novas tecnologias.

Assista ao vídeo produzido pelo Google para anunciar a liberação do Zeigeist 2013 com os fatos mais buscados neste ano.

 

 

Além dos rankings com categorias o Google disponibilizou também um globo virtual por onde se pode navegar acompanhando as palavras-chave mais populares também em diferentes regiões e cidades, nos diversos dias do ano. É muito interessante acompanhar como as épocas do ano mudam as palavras de busca. Confira: google.com/zeitgeist

 

A Edhy está sempre atenta às tendências do mundo digital para saber como os consumidores se comportam. É preciso aproveitar cada oportunidade, na hora que elas surgem, para sua empresa estar na mente do consumidor no momento certo. Fale com a gente.

Responda