cursos-onine-gratis-mit-havardCursos online gratuitos que valem a pena fazer, de instituições renomadas no mundo.

Faculdades de ponta, escolas de pós-graduação e companhias, estão investindo cada vez mais recursos em educação on-line, e o melhor, estão oferecendo isso de forma gratuita na web.

Existem hoje centenas deles disponíveis on-line, sendo que a gama é bem maior para quem sabe inglês. Muitos dos cursos disponíveis são realmente muito bons e altamente ranqueados e, acima de tudo, úteis, ministrados por alguns dos melhores professores das melhores escolas do mundo como Harvard, MIT, Wharton School, Universidade da Pensilvância, etc. A maior parte deles, mesmo sendo gratuita, oferece certificado.

Eles podem variar significativamente em qualidade, e para não perder tempo, é preciso avaliar bem e escolher o curso certo. Dentre as opções de cursos (encerrados e em andamento) separamos 10 cursos indicados pela Business Insider, que realmente valem a pena. Inclusive já estamos fazendo alguns deles aqui na Edhy!

Inovação e comercialização

Uma coisa é ter uma ideia inovadora, outra é viabilizá-la. Com exemplos de como a inovação acontece no mundo real, este curso do MIT é ministrado por dois professores que tem diversas patentes em seu nome.

Introdução ao Marketing

Wharton tem um dos programas de marketing mais bem classificados do mundo, e este curso é ministrado por três professores gabaritados: Peter Fader, David Bell, e Barbara E. Khan.

Qualquer pessoa interessada em iniciar um negócio precisa aprender como se relacionar com os clientes e vender seus produtos, por isso este é um curso absolutamente essencial.

Introdução às finanças corporativas

Aprender os princípios de contabilidade e como ler um balanço, demonstração de resultados e fluxo de caixa é incrivelmente útil para praticamente qualquer pessoa. O curso também é destinado aos estudantes sem fundo no assunto e a única exigência matemática é saber como somar e subtrair.

Introdução à Microeconomia

Saber economia e, especificamente, microeconomia é importante para saber fazer a melhor decisão quando recursos como dinheiro ou tempo são escassos.

Este curso é um dos mais populares que o MIT já lançou, e é ministrado por Jonathan Gruber, economista e professor do MIT há 20 anos.

Introdução à Estatística

Este curso é projetado para ensinar as noções básicas de extrair sentido dos dados, visualizando-o, e compreender os relacionamentos em dados com matemática. O curso é ministrado pelo professor de Pesquisa de Stanford Sebastian Thrun, que fundou o Google X, o laboratório de pesquisa da empresa, e ajudou a desenvolver carros sem motoristas e o Google Glass.

Guia do novato para um comportamento irracional

As pessoas nem sempre são racionais. Eles fazem coisas imprevisíveis que são, muitas vezes, desconcertantes para aqueles que tentam pensar racionalmente. A ideia é apresentar aos alunos casos onde as pessoas tomam decisões incompatíveis com a teoria econômica padrão, e pensar em como agir sobre estes comportamentos.

Como construir uma Startup

Guia prático e completo de como criar a sua própria empresa de sucesso como empreendedor.

Introdução à Biologia

Mesmo se você não está visando uma carreira na área de ciências da vida, descobrir como a vida funciona é fascinante. Vale lembrar também que os cuidados de saúde é uma das áreas de crescimento mais rápido da economia.

Inteligência Artificial

Este é um curso muito popular de Stanford, e aborda um dos tópicos mais avançados e interessantes em tecnologia, além de ser um dos cursos que ajudaram a empurrar os cursos online para o centro das atenções, e convenceram Sebastian Thrun a fundar a Udacity.

Introdução a Ciência da Computação

Este curso da Harvard é destinado a quem não tem experiência em computação e quer mergulhar de cabeça nisto. Apesar de bastante difícil e exigir dedicação, é um curso que dá uma sólida base nos conceitos das linguagens como C , PHP, JavaScript, SQL, CSS e HTML.

 

Tem muito mais por aí

Estes são alguns poucos exemplos da grande oferta de temas que se pode encontrar on-line.

Não significa que assistir a um curso on-line em uma semana vai lhe abrir as portas para um trabalho de sonho. Mas certamente abrirá sua cabeça para novas ideias, e no médio prazo, fará a diferença na sua evolução pessoal e profissional.

A Edhy acredita na educação on-line como uma forma de comunicar-se com seu público e funcionários. Que tal fidelizar seu consumidor através da educação?

Indicamos a você estes cases da AFPESP como um exemplo do que o ensino on-line pode fazer pela sua empresa:

Projeto pioneiro de Educação a Distância

Endomarketing e treinamento on-line – Pessoas@AFPESP

 

 

Fonte: The Business Insider

Responda