131114_black-fridayNa quarta sexta-feira de novembro acontece a Black Friday, o dia em que as lojas fazem grandes promoções com descontos superagressivos.

Aqui no Brasil a Black Friday começou em 2010 e vem ganhando grandes proporções desde então.

Nos Estados Unidos, onde ela se originou, esta data já é aguardada mais do que o Natal.

 

Mas por que Black Friday?

A Black Friday é a sexta-feira seguinte ao grande feriado americano de Ação de Graças (que sempre acontece na quarta quinta-feira de novembro), assim, no passado, os americanos começaram a emendar o feriado e a congestionar o trânsito. Com isso, não tardou para que as primeiras investidas de marketing logo surgissem e transformassem este num dia de megaliquidações.

Portanto, a Black Friday se popularizou como uma data de grandes promoções no comércio, apesar da origem deste evento possuir várias versões.

Como já é de se esperar um movimento muito maior nas lojas e na internet, evite que a sua Black Friday vire uma sexta-feira 13 com essas dicas:

  • Fique atento a falsas liquidações, pois algumas lojas aumentam os preços antes de aplicar o desconto.
  • Em caso de redução no preço por defeito, a informação deve ser prévia e clara. Além disso, o defeito não pode comprometer o funcionamento, a utilização ou a finalidade do produto.
  • Na aquisição de um serviço, preste muita atenção às cláusulas do contrato.
  • Independentemente da compra ter sido feita em loja física ou pela internet, você está totalmente coberto pela legislação que protege o consumidor.
  • Publicidade, embalagens ou mesmo declarações dos vendedores, tornam-se uma cláusula contratual a ser cumprida pelos lojistas e fabricantes.
  • Se essas garantias forem violadas, você pode e deve formular uma reclamação ao Procon.

A Edhy deseja uma ótima Black Friday a todos.

Fonte: Bloomberg

Responda