horarios-comerciais-mais-caros#MKTCOMBATE

O seriado americano é um fenômeno mundial de audiência. As novelas brasileiras, também, mas não chegam a ter o mesmo alcance, uma vez que a “indústria do seriado” no EUA é bem mais consolidada do que a “indústria noveleira” brasileira. Enquanto aqui a Globo ainda detém a liderança neste setor, nos EUA vários canais disputam a maior audiência, gerando uma quantidade muito maior de seriados, e por consequência, aumentando as probabilidades de um deles cair no gosto do público e se tornar uma estrela.

Isso se reflete nos valores dos comerciais. Para se ter uma comparação, o horário comercial mais caro do Brasil, que é a novela das nove da Globo, fica cerca de 100 mil reais abaixo do valor do seriado mais caro dos EUA, que é o The Big Bang Theory. Isso colocaria a novela das nove em quarto lugar no ranking americano, o que não é nada mau! No entanto, para as demais novelas, os valores despencam, e elas nem se qualificariam para a lista dos top 10 horários mais caros.

Confira a lista completa (valores arredondados):

Seriados Americanos Novelas Brasileiras
1. The Big Bang Theory 326,2 mil dólares (704 mil reais) Novela das 9 534,5 mil reais
2. Modern Family 257,4 mil dólares (556 mil reais) Novela das 7 341,4 mil reais
3. Simpsons 256,9 mil dólares (555 mil reais) Novela das 6 249,5 mil reais
4. New Girl 231,5 mil dólares (500 mil reais)
5. Family Guy 223,1 mil dólares (482 mil reais)
6. Grey´s Anatomy 206,1 mil dólares (445 mil reais)
7. Two and a Half Men 204,1 mil dólares (441 mil reais)
8. Scandal 200,9 mil dólares (434 mil reais)
9. The Blacklist 198,6 mil dólares (429 mil reais)
10. The Crazy Ones 175,2 mil dólares (378 mil reais)

Observação: Os valores foram considerados sem negociação. É possível conseguir descontos sobre o valor de tabela.

Assine nossa newsletter

* indicates required



Fonte: Exame

2 Responses to “Seriado americano x novela brasileira. Qual tem o comercial mais caro?”

  1. João Victor, Responder

    Óbvio que o valor em dólares convertido para o real daria um valor bem maior. Que comparação estapafúrdia!

    • Edhy Marketing, Responder

      Olá João Victor, obrigado pelo seu comentário. Muitos índices são comparados internacionalmente, desde PIB per capita até o valor do metro quadrado dos imóveis nas grandes cidades. Se você considerar por exemplo o índice Big Mac, o Big Mac brasileiro é bem mais caro que o americano (US$4.62 o americano, e US$5,25 o brasileiro). Ou seja, mesmo a conversão para dólares não impediu o item brasileiro de ser mais caro – e nem invalidou a comparação. É claro que se quisermos ir mais a fundo na comparação, teríamos diversos outros fatores para fazer um panorama mais completo em todos os casos, relacionando o valor pago x investimento da indústria x retorno do investimento, entre outros que ajudariam a explicar melhor, tanto o porquê do Big Mac nosso ser mais caro, ou o porquê da nossa novela ter um valor menor.

Responda