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Saiba como avaliar o plano de mídia da sua empresa.

Quando exibe sua propaganda na TV, na internet ou em qualquer outra mídia, o anunciante sabe que esse comercial terá a oportunidade de ser visto por várias pessoas. Algumas verão apenas uma vez; outras, duas ou três; outras, mais do que isso.

Existem técnicas que orientam a escolha dos programas, sites ou locais de exibição e do número de inserções que devem ser feitas em cada um deles, de forma que o anunciante consiga alcançar a quantidade de pessoas escolhidas tantas vezes quanto for necessário. E isso é muito importante, pois só quem viu a propaganda um número de vezes suficiente para entendê-lo tem a chance de se sentir motivado para comprar o produto. Essas pessoas são consideradas eficientemente alcançadas e são o principal objetivo da veiculação de uma mensagem.

O objetivo de todo anunciante é atingir o seu público com a sua mensagem. Um comercial de grande impacto chama a atenção do público com menos inserções. Um comercial mais suave precisa ser visto mais vezes para funcionar bem.

Usando a mídia TV, veja um exemplo:

Programas de grande audiência, como o Jornal Nacional ou a novela das 8 horas, alcançam muitas pessoas de uma só vez. Programas mais dirigidos atingem aquele público mais segmentado. Por exemplo: um Globo Rural para o pessoal que se interessa por agropecuária, ou um Jornal da Globo, no final da noite, para aqueles que chegam mais tarde em casa, são programas que alcançam o público que não foi atingido pelo Jornal Nacional.

O anunciante pode exibir o seu comercial de várias formas diferentes: pode ser um patrocinador, e colocar vários comerciais em um mesmo programa, garantindo assim que aquele grupo de pessoas que costumam assisti-lo terá a oportunidade de ver várias vezes a sua mensagem. O outro extremo é uma programação diversificada, quando o anunciante escolhe uma série de programas diferentes e consegue, com isso, alcançar um número maior de pessoas.

Mas, atenção! Muita gente confunde número de inserções com freqüência, e audiência com alcance.

Número de inserções é a quantidade de vezes que o comercial vai passar na mídia escolhida. É uma característica associada ao comercial.

Freqüência é o número de vezes que cada pessoa teve a oportunidade de ver o comercial. A freqüência está associada ao público-alvo.

Audiência média é o número médio de pessoas que assistem a cada exibição do programa/mídia, portanto é uma característica da mídia (programa de TV, site, outdoor, etc).

Alcance é o número total de pessoas diferentes atingidas com um conjunto de veiculações do comercial nas mídias. É uma característica desse conjunto de inserções, isto é, da programação de mídia.

Os anunciantes gostam que os seus comerciais sejam vistos e comentados e, por isso mesmo, tendem a escolher programas que consideram de maior visibilidade. Acontece que, por isso mesmo, a veiculação nesses programas tem preço maior, porque a audiência é maior.

O que é preciso ter em mente é que todos os dados devem ser analisados à luz do seu PÚBLICO-ALVO. Ele sempre será a referência para comparar diferentes estratégias de mídia e escolher a mais adequada. Nem sempre o maior alcance geral é a melhor estratégia, pois o impacto precisa ser feito sobre quem efetivamente vai comprar seu produto ou serviço. Daí a importância da pesquisa de mídia.
A Edhy usa a inteligência de mídia para atingir em cheio quem interessa para sua empresa. Precisa de uma solução ou de rever seu atual plano de mídia? Converse conosco.

fonte: Manual Básico de Mídia da Rede Globo

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