#MKTCOMBATE

Diferentes formas de fila como estratégia de marketing e vendas.

Faz parte da estratégia da Apple as filas para a aquisição dos primeiros aparelhos de uma nova série do iPhone. Mais recentemente o iPhone 5 levou para as filas multidões que queriam ter o gosto de serem os primeiros em adquirir o que há de mais moderno em smartphones. Essas filas geram mídia espontânea, boca-a-boca e na TV. Além de serem o melhor material de ponto de venda que existe – nada como ter seu estabelecimento cheio para estimular ainda mais a curiosidade e as vendas.

A Samsung também faz uso das filas. Mas recentemente, na Nova Zelândia, para o lançamento do Galaxy S4, inovou: a fila era virtual e os consumidores (na fila) atuaram como marqueteiros. Os participantes da “fila virtual” mudavam de colocação na fila conforme divulgavam o novo celular nas mídias sociais. A quantidade de “likes” ou “retweets” alteravam suas colocações. A grande disputa, além de poder adquirir primeiro seu celular, era ficar entre os três primeiros para receber seu Galaxy S4 de graça.

O projeto (Colenso BBDO) incluiu uma versão real da fila virtual onde os consumidores puderam ver seus rostos e a colocação que ocupavam na fila, numa tela de LED gigante. Veja o vídeo abaixo (fica melhor se visto no navegador Chrome)

A campanha gerou como resultado em 2 semanas mais de 12 mil participantes na fila virtual e mais de 74 mil posts nas redes sociais.

Pelo menos no quesito fila, o smartphone da Samsung ganhou em inovação do smartphone da Apple. Isso reflete na percepção que o usuário tem do produto.

E sua empresa, encararia uma estratégia arrojada como esta? Conte conosco.

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