dica-marketing-propaganda-funciona

 

Estabeleça elementos de controle

Como saber se a propaganda da sua empresa é eficiente?

“Sei que metade da publicidade que faço é inútil. Mas não sei qual é a metade inútil.”

A famosa citação de Henry Ford espelha a grande preocupação de todo empresário que investe em propaganda. E tira o sono de muitas agências de publicidade. Mas como saber o que é eficiente e o que não é?

É fundamental estabelecer elementos de controle que possam fornecer métricas para avaliação. Metas e objetivos de curto, médio e longo prazo devem ser definidos antecipadamente para servirem como elementos de controle e avaliação da comunicação.

É preciso sempre discuti-los com sua agência para estabelecer o que pode ser avaliado e como, e quais serão os controles para isso.

Atividades como sites, anúncios via google e facebook são mais fáceis de serem medidos, pois tem feedback instantâneo. Nós sabemos por exemplo qual das formas que usamos foi a mais eficaz para atingir você para ler este post, pois temos métricas para medir a audiência do nosso site. E como temos objetivos, sabemos se o retorno foi o esperado ou não.

Para os demais materiais que compõe o universo da propaganda, material de ponto de venda, anúncios, entre outros, as métricas não são em tempo real. Mas podem ser criadas análises de retorno x vendas, pesquisas para saber o aumento do “Recall” da marca, entre muitas outras soluções.

É impossível saber exatamente a eficácia de cada centavo investido. Mas dá para ir muito além da metade que o Henry Ford citou.

Quer saber mais sobre como avaliar o trabalho de propaganda? Fale conosco.

Responda