Uma das propagandas mais compartilhadas no mundo todo nesta semana é o vídeo “LG – Ultra reality – what would you do in this situation?

O vídeo mostra uma falsa entrevista de emprego em que a janela é substituída por uma TV de ultra realidade da LG. Ao ver uma catástrofe acontecendo pela falsa janela, os entrevistados se assustam, se desesperam, até que são apresentados à nova TV.


Funciona?

Bem, estamos aqui, eu e você, discutindo sobre este comercial. Fomos impactados. E eles não pagaram nada por esta mídia que estamos acabando de gerar, não precisaram investir milhões em nenhum horário nobre.

Ser viral é o desejo de todo anunciante. Gera publicidade espontânea, orgânica, é compartilhado e vira assunto nas “rodinhas” de amigos.


Esta moda pega?

Nem tudo que serve para cada marca serve para todas as outras. E pode ficar enjoativo também. Mas as propagandas abaixo usaram das pegadinhas e também foram um sucesso viral. Confira:

Heineken – The candidate

(mais de 5 milhões de compartilhamentos)

Aqui o cenário também é uma entrevista de emprego, no caso para trabalhar na Heineken mesmo. Uma série de situações inusitadas põe os candidatos à prova.

Pepsi – Test Drive

(mais de 38 milhões de compartilhamentos)

Piloto da Nascar se faz de motorista comum ao fazer test drive e se revela um motorista descontrolado para desespero do vendedor.

Obs: Esta é uma pegadinha com o consumidor também. Algum tempo depois descobriu-se que o vendedor também era um ator.

Nivea – Stress test

(mais de 7 milhões de compartilhamentos)

Você está no aeroporto e de repente sua foto começa a aparecer como procurado pela polícia em jornais, tv, até que a polícia te aborda.

Carlsberg – Amizade a prova

(mais de 6 milhões de compartilhamentos)

Seu melhor amigo te liga de madrugada e você tem que ir socorre-lo em um lugar barra-pesada.

Dead Man Down

(mais de 6 milhões de compartilhamentos)

Para promover uma série de suspense o mesmo crime é simulado para pessoas num elevador. O que você faria?

Think! Don´t drink and drive

(mais de 8 milhões de compartilhamentos)

Para alertar sobre os efeitos de beber e dirigir, esta propaganda chega aos limites da brutalidade. Cuidado ao assistir.

 

E pode funcionar para minha empresa?

Para cada campanha ousada que uma agência propõe, existe um cliente mais ousado ainda que aprova. E com a verba de sua empresa (e seu próprio emprego) em jogo, fica difícil tomar este tipo de decisão. Sua empresa teria aprovado as campanhas acima?

Você precisa de uma agência que tenha a experiência para saber como ousar, na hora certa, para o público certo. E que saiba trabalhar inclusive o público interno de sua empresa para que campanhas como esta possam ser viáveis.

Que tal conversar com a gente?

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