Num mundo completamente tomado pela conectividade, privacidade na internet é a última coisa em que se pode acreditar.

Empresas em que nós confiávamos entregam de bandeja nossos dados aos governos, softwares que prometem privacidade são vulneráveis…

Para burlar esta constante vigilância o designer coreano Sang Mun criou a ZXX, uma fonte que impede o reconhecimento ótico dos caracteres pelos computadores. É um tipo de letra irreconhecível para computadores, mas legível aos olhos humanos.

Até mesmo o mecanismo OCR (Optical Character Recognition), usado pelo Google, que escaneia e extrai as palavras contidas em imagens não reconhece as fontes ZXX. Nem câmeras de segurança. Mas não deve demorar muito até que eles consigam decodificá-las.

zzy10

Segundo o designer, este projeto é mais um alerta sobre o que se pode conseguir em termos de privacidade e segurança de dados do que uma ameaça aos governos e empresas. Mesmo assim, já está sendo trabalhada a versão 2.0 da fonte.

A família tem 4 variações. Seu aspecto causa uma certa estranheza pois não é limpa e clara, como as fontes que estamos acostumados a ver. Mas são legíveis. Confira no GIF abaixo a palavra “Hello World” normal, e depois a fonte ZXX nas suas 4 variações.

zzy-fonte-engana-google

Fonte: revista Wired

Responda