64% das empresas do Brasil não estão nas redes sociais.

O acesso a internet no país tem crescido a uma velocidade muito superior a qualquer média mundial. No entanto, ela é ainda subutilizada pelo meio empresarial, principalmente entre as empresas de pequeno porte (que respondem pela maioria das empresas do país).

Por exemplo, redes sociais, extremamente populares entre os internautas, são utilizadas por apenas 36% das empresas no Brasil. Nas companhias de grande porte este percentual sobe para 50%, que mesmo assim é um número baixo, se consideramos a presença na internet deste tipo de empresa, bem mais amadurecida.

Veja os dados da pesquisa TIC empresas 2012, realizada pelo Cetic.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação). O estudo analisou a infraestrutura tecnológica em 6,4 mil empresas atuantes no Brasil.

Empresas que possuem perfil em rede social

Pequenas 33%
Médias 43%
Grandes 50%
Média total 36%

Atividades realizadas na rede social

Publicar notícias sobre a própria empresa

78%

Publicar conteúdo relacionado à área de atuação

72%

Responder comentários e dúvidas dos clientes

74%

Empresas que possuem página na web

Pequenas 48%
Médias 74%
Grandes 87%
Média total 55%

Ecommerce

Presença da ferramenta carrinho de compra 

21% das páginas

Presença da ferramenta pagamento on-line

14% das páginas

Pelos números podemos ver que a web não é um ambiente totalmente explorado pelas companhias brasileiras, em especial pelas de pequeno porte. Ter uma presença passiva na web, esperando que o usuário encontre seu site, é como abrir uma loja sem divulgação. Só quem estiver de passagem vai encontrar seu endereço, e o movimento não será grande. Como a web não é uma grande avenida movimentada, é preciso que as pessoas saibam como chegar ao seu endereço web.

E as tais redes sociais?

A rede social para funcionar precisa de conteúdo relevante para o público de algo que vale a pena para o mercado, se não ele não segue. Muitas empresas usam o canal por um tempo, quando percebem que não tem muito seguidores desistem. Na verdade não sabem trabalhar o conteúdo.

Ter conteúdo relevante para o mercado de seus seguidores nas redes sociais é um canal para entrar em contato com seu público e redirecionar acessos para o site da sua empresa, além de somar positivamente para sua imagem.

Outro ponto importante é como as pessoas serão impactadas ao visitar o site da sua empresa. A internet precisa trabalhar a favor dos seus negócios.

Como está a presença digital da sua empresa? Podemos te ajudar.

 

 

Fontes: http://www.sinaprosp.org.br/visualizar_noticia.php?id_noticia=1140

Responda