verdade-interna-SITE2

Quando se trata da comunicação de uma empresa, existe muito “achismo”: eu acho que o público não gosta disso, eu acho que isso funciona, eu acho que isso não vai dar certo.

Sempre existem as pessoas que, mesmo com vontade sincera de ajudar, acabam criando verdades – através de suas opiniões – que podem simplesmente não corresponder à realidade do mercado.
Elas podem ter vivenciado situações em seu dia a dia que lhes deram estas impressões, podem até conhecer bastante o produto e/ou a empresa, mas desconhecem o marketing, ou não tem a visão do todo, transformando uma situação pontual em uma verdade interna.

Como na parabola do elefante preso a corrente, conhece ela? Ela fala de um elefante preso a uma fina corrente que não escapa do circo. Ele tem força pra escapar, mas não o faz. Por que? Quando pequeno, e mais fraco, ele tentou fugir diversas vezes e não conseguiu. Assumiu isto como uma verdade interna, e mesmo agora, maior e mais forte, não escapa. Será que sua empresa está presa nas amarras de alguma verdade interna?

Não acredite nestas “verdades internas”. Faça pesquisas entre seu público-alvo para avaliar a eficiência da sua comunicação e o que realmente está acontecendo. A pesquisa, aliadas a números como vendas, opiniões colhidas através do pós-vendas, entre outros, são ferramentas úteis para que seja elaborada uma imagem verdadeira da situação de sua empresa.
Nós da Edhy acredhytamos nos fatos e em muita pesquisa, seja formal, ou informal, para avaliar o mercado de nossos clientes.

 

Responda