Porque todo e qualquer negócio não é o que se vende, mas a quem se serve. E o chefe não é o dono do “boteco” e sim o cliente que paga a conta.

E qual é a primeira coisa que um cliente espera de um serviço?

Categoricamente, ele espera ser bem atendido. Se o serviço for ruim, muitas vezes ele não dirá nada; simplesmente não irá voltar. Se o serviço for ótimo, ele não só irá se lembrar, mas voltará muitas e muitas vezes. O truque é descobrir o que seus clientes querem e, em seguida, certificar-se de que eles o receberam.

O mesmo vale para produtos. Se um produto entrega o que promete, ótimo. Se fizer um pouquinho mais, melhor ainda!

Então como é que se proporciona um bom atendimento?

Superando as expectativas dos clientes ao acrescentar seu toque especial. Seja correspondendo a uma necessidade específica que o cliente possa ter acrescentando algo mais àquilo que você oferece ou simplesmente se interessando por ele, há inúmeras maneiras de você oferecer coisas extras. Quando você dá além do que o cliente solicita, os clientes percebem que você se preocupa com eles, sentem-se especiais, como se o fato de eles terem procurado seu estabelecimento fosse importante para você.

Por isso também, empresas que comercializam produtos e que investem num bom sistema de atendimento ao cliente, que disponibilizam canais de comunicação acessíveis e que estão constantemente ouvindo o que esses consumidores desejam, costumam sofrer menos impactos negativos sobre sua marca.

Com humor e exemplos reais, Bob Farrel, um famoso proprietário de uma cadeia de restaurantes americana, mostra como é fácil tratar cada cliente como o “chefe”, dando-lhe o que ele quer.

Veja um pedacinho deste interessante vídeo-treinamento.

Este é um vídeo de treinamento clássico aqui na Edhy, pois ele ilustra a nossa filosofia e a importância que nossos clientes e os clientes deles têm para nós. Todo funcionário que entra tem que assistir para saber qual é nossa filosofia de trabalho, e o mais importante – praticar isto no dia a dia da agência.

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